18 de fev de 2015

Fotos profissionais para modelos e amadores


Ter um book profissional não é exclusividade de modelos, que vendem a imagem profissionalmente. Está na moda, cada dia mais pessoas procuram fazer ensaios com namorados, família ou mesmo individuais.

Embora essas pessoas não tenham experiência em posar, mesmo assim querem fazer fotos lindas e profissionais. Conta muito, para que o resultado seja o melhor possível, o talento e experiência do fotógrafo.

Para fazer um book profissional, nós do Make Up, vamos passar algumas dicas úteis, seja você modelo ou apenas quer ter fotos com qualidade profissional. Para isso, vamos contar com o fotógrafo de casamento no Rio de Janeiro, Rogério von Krüger.

Para Rogério, primeiro e mais importante é: “se o objetivo é fazer um trabalho de qualidade, o fotógrafo precisa ser profissional!”. Essa dica serve tanto para modelos profissionais como para quem apenas quer fazer algo pessoal.

O planejamento do ensaio


Planejar é essencial para o fotógrafo e a fotografada para antecipar eventuais contramtepos. Ter conhecimento da escolha do local, é imprescindível, para escolha dos ângulos a serem utilizados. O fotógrafo precisa desenvolver um conceito ou ideia sobre as fotos, mostrando o que pretende fazer no decorrer do ensaio.

Conhecer o local é importante também para conhecimento do espaço disponível, e, se em estúdio, determinar os melhores sets e saber da incidência da luz, caso aconteça em locação externa.

O fluxo de imagem


Essa técnica consiste na entrada do olhar pelo canto inferior esquerdo do enquadramento, procurando pelo objeto mais brilhante. A disposição de linhas, cores, formas e tons determinam essa busca que o fotógrafo precisa explorar, levando o olhar do observador para o ponto exato.

Controle de técnicas de fluxos


Para se controlar o fluxo, bem como a direção da atenção do observador, o fotógrafo precisa conhecer e explorar ao máximo as técnicas básicas de uso das linhas e curvas, composições, perspectiva, tonalidade e das cores.

As linhas das fotos


O fotografo deve dar uma atenção maior às linhas e considerar que as retas dão uma estrutura mais firme às fotos. As linhas diagonais são mais dinâmicas, o que passa uma ideia de movimento e equilíbrio para a foto.

As curvas


As curvas têm mais estilo e são mais elegantes do que as linhas retas. Elas possibilitam à criação de um look mais suave e sensual, quando usadas em poses. A curva “S”, particularmente, é sempre bonita e graciosa e, por isso, se torna mais agradável ao olhar.

Composição para a pose


É o que vai definir o posicionamento da modelo e o enquadramento das imagens, usando técnicas básicas para se enquadrar na melhor posição. Uma dica importante, para quando for fazer imagem em movimento, é deixar sempre um espaço entre o rosto da modelo e o lado para o qual ela está olhando, isso cria um espaço para o olhar observador, acompanhar o movimento, garante Rogério.

Explore a perspectiva


Serve para separar ou aproximar os planos, o que ajuda na profundidade da imagem. Isso pode ajudar no direcionamento do olhar do observador. Alguns efeitos podem ser criados com o uso da objetiva ou grande angular, bem como o posicionamento das linhas na imagem.

Tonalidade


A tonalidade pode proporcionar pontos de contraste. As variedades de tons nas imagens contribuem no direcionamento do olhar e assim ajuda no equilíbrio da foto.

Aproveite as cores


Ao invés das cores pasteis ou suaves, explore as saturadas e intensas, pois essas atraem mais o olhar. Bem como o uso das cores quentes, como o vermelho e o amarelo, que podem ser mais atraentes do que as cores frias, como o azul e verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário